O Sonho em Experienciar (ou Não) a Gestação e a Maternidade: Respectivos Impasses e Possibilidades
- Beatriz Oliveira
- 19 de jan. de 2023
- 2 min de leitura
Venhamos e convenhamos: apesar de muitas conquistas, muitos ainda são os tabus e estigmas que impactam diretamente a vida da mulher na sociedade, não é?
Um dos temas bem delicados que costuma estar no centro de debates e polêmicas é a maternidade, a reprodução humana.
Mulheres que não têm o desejo (ou condições, sejam elas de qual âmbito forem) de ser mãe ainda são, muitas vezes, julgadas socialmente.
É necessário, cada vez mais, a conscientização de que a maternidade não é algo que deve ser imposto, não é parte de um script de vida da mulher que tem que ser seguido - afinal, estamos falando, aqui, de vidas…
Do outro lado, há aquelas mulheres com um enorme desejo de se tornarem mãe mas não se tornaram ainda por diversos motivos, como: acham (ou vivem em um meio que cobra isso) que precisam de um parceiro para tal; ou que são homossexuais; ou estão solteiras; ou, ainda, aquelas que, somado a algum desses motivos ou não, têm em seu contexto alguma condição clínica que as impedem de gerar um bebê pelas “vias naturais” [afinal, é sempre bom lembrar que a adoção também pode ser uma opção para as pessoas, não é?].
E aí? E aí é que esse é um dos momentos que temos que agradecer à ciência (aos pesquisadores éticos, comprometidos e que se dedicaram e seguem se dedicando à evolução científica para o bem, bem como aos profissionais que transformam essas descobertas em realidade concreta) pela descoberta de procedimentos que tornem esse sonho possível.
Estamos falando aqui, mais especificamente, da Fertilização in Vitro (FIV) e da Inseminação Artificial.
Dra. Vanessa Maia, Ginecologista e Especialista em Reprodução Humana pelo Hospital Materno Infantil de Brasília (referência na área), falou recentemente sobre esses dois procedimentos em suas redes sociais:
“Infelizmente, nem sempre a natureza facilita a vida de quem quer ter um bebê!
Quando uma pessoa deseja uma gravidez independente ou quando o casal apresenta problemas de fertilidade, é oferecido a eles uma gama de tratamentos dentro da Reprodução Humana Assistida para ajudá-los a realizar o sonho de construir uma família 👼🏻
🩺 Isto pode envolver técnicas de alta complexidade como fertilização in vitro (FIV), além de outros tratamentos menos complexos, como a inseminação artificial, por exemplo.
Ambos podem fornecer como resultado a tão esperada gestação🤰🏻”
Dra. Vanessa Maia
CRM BA 32402 | RQE 20501

❗️ Quer entender mais cada procedimento com essa especialista da área?
Além desse vídeo, tem muita informação interessante sobre o tema, além da possibilidade de tirar dúvidas lá no seu perfil:
Comments